Formação Social do Brasil: Entre o Mito da Democracia Racial e a Resistência Negra
-
Encontro Virtual
-
Apostila
-
Indicações
-
Fórum
Descrição do curso
Nos marcos do dia 20 de novembro, o dia de luta pela consciência negra, que simboliza a luta e resistência do povo negro, o ILAESE - Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos te convida para a atividade de formação que acontecerá no dia 21 de Novembro, das 9h às 17h. Nosso objetivo é expor e dialogar sobre o processo de formação social brasileira, em perspectiva histórica, tendo como eixo fundamental a produção da desigualdade social e racial, originada a partir da escravidão, gênese e consolidação do capitalismo no Brasil. O curso será dividido em dois eixos.
No primeiro eixo, refletiremos como a questão social no Brasil, visível a partir da pobreza e da desigualdade gerada pela formação e consolidação do capitalismo, tem na questão étnico-racial um elemento sine qua non de hierarquização e verticalização da exploração e opressão da classe trabalhadora brasileira. Para tanto, analisaremos o processo de constituição da questão social e sua conexão com a formação do capitalismo.
Ao mesmo tempo, no segundo eixo, contemplaremos as relações entre essa desigualdade social, a constituição das políticas públicas sociais e a questão de raça, destacando a luta política, social e cultural da população e do movimento negro em seu conjunto, que busca apresentar seus interesses e projetos no processo de construção de Políticas Públicas e direitos sociais. Pretendemos, portanto, desenvolver um curso no qual as temáticas não sejam tratadas isoladamente, mas enquanto singularidades que se articulam com a totalidade histórica, permeada por contradições e rica em determinações.
👥 Inscrições para grupos acima de 5 (R$20): entre em contato via Whatsapp (31)99513-8361.
Categoria: Classe, Exploração e Opressão
Informações gerais
Público-alvo
Dirigentes e ativistas sindicais, ativistas populares e demais interessados no tema
Metodologia
Encontro virtual via vídeo-chamada com apresentação dialogada e interação entre os participantes; apostila com o conteúdo do curso, textos e vídeos de apoio
Professores
Rosenverck Estrela Santos
Graduado em História Licenciatura e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É Professor da UFMA exercendo atividades docentes (ensino, pesquisa e extensão) na Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (LIESAFRO), lecionando disciplinas da área de História. Tem experiência na área do magistério e formação de professores, com ênfase em História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Cultura, História da África e da população negra no Brasil, Politicas Públicas para a população negra, Hip-Hop e Movimentos Sociais. Participa do Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NIESAFRO/UFMA); do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFMA) e dos grupos de estudo e pesquisa vinculados a UFMA: GEMS-QI (Grupo de Estudo Movimentos Sociais, Questão Social e Identidades) e GIPEAB (Grupo de Estudo, Pesquisa e Investigação Pedagógica Afro-brasileira). É autor de vários livros e artigos sobre juventude, História, Educação e relações étnico-raciais. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas / UFMA.
Comece agora
